quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Um novo começo!

Em tempos tive a satisfação de atrair bastantes lampiões a este blog, que com os seus mimos foram o combustível para a minha escrita! Muitos portistas achavam que eu via conspirações em tudo... O facto é que os mails vieram comprovar que não era eu quem andava a dormir. Tarde demais, pois entretanto já me cansara de ver os corruptos darem mais atenção ao que eu escrevia do que os adeptos do meu clube, pelo que guardei a pena. Até hoje. É dia de um novo começo! Para mim e para todos nós Portistas! Não os das agendas, mas os que sofrem e só pensam no bem do clube! Os que muito provavelmente passaram a última noite em branco... Os que amam verdadeiramente o FC Porto!

É tempo de um novo recomeço também para o FC Porto, pois a eliminação perante o Krasnodar não augura nada de bom para o futuro próximo. O investimento feito neste plantel não teve a correspondência esperada. Duro golpe nas finanças do clube. Mas é na adversidade que se descobrem oportunidades e nós do Porto, cidade e clube, sempre fomos exemplo disso mesmo! De certeza que voltaremos a derrubar tudo e todos os que se colocarem no nosso caminho. Sejam lampiões ou lampiantis!


Hoje nas redes sociais a par da nossa dor, da tristeza que mais parece a de quem perdeu alguém chegado, reina uma alegria que diz bem do quanto somos grandes! Muitos troféus internacionais a cores deixam grande parte deste país com uma dor de corno que nunca lhe há de passar! Mas a satisfação dos lampiões e o seu gozo com a nossa perda eu compreendo, uma vez que se a situação fosse inversa qualquer portista ficaria igualmente feliz e igualmente os gozaria. É assim que funciona. Mas que dizer dos pseudo portistas? Essa corja de FDP que aguarda ansiosamente por desenlaces deste tipo, para depois poderem dizer "eu avisei" ou "eu não disse?". Estas criaturas são muito mais perigosas que os lampiões! São lampiantis! Anti tudo. Sad, treinador, funcionário da loja azul... Estes dormiram bem sem dúvida! Tal como eu durmo quando estou feliz. Tal como os lampiões, a sua propaganda leva alguns mais pobres de espírito a ir atrás do que dizem. Nisso não somos diferentes dos outros. Também temos muitos porcos com agendas próprias. É a essa corja de abutres que apelo agora. O momento que vocês tanto esperavam surgiu! A crise está instalada, o futuro é incerto. Será que conseguem imitar homens a sério e recolher assinaturas para solicitar uma AG extraordinária? Se querem parecer homenzinhos é o mínimo que têm obrigação de fazer. Dêem a cara de uma vez por todas! Sejam políticos, golfistas ou qualquer outra espécie de brochistas! Está tudo mal? Apresentem soluções! Se amam o clube, provem-no. Mas eu duvido não só que o amem, mas fundamentalmente que os tenham no sítio para no mínimo o fazer parecer. Os abutres por norma só aparecem para comer e mesmo assim esperam bastante tempo para ter a certeza que a papa não se mexe! Provem que não são covardes.

Que dizer da sad? De um presidente que nos deu tudo? Dizer-lhe uma coisa muito simples. Nenhum homem é mais importante que o clube! Muito menos o filho do homem que deu tudo a esse clube. Há um cancro que é preciso erradicar. Alexandre Pinto da costa. A contratação de Saravia, cuja exibição ontem foi extremamente comprometedora, foi efectuada por inimigos do FC Porto. Como foi possível? Várias contratações de jogadores pedidos pelo treinador muito próximas de estar concretizadas, foram comprometidas e/ou falhadas devido à intervenção de APDC e seus sócios/amigos. Quem são esses sócios? O presidente não sabe? Se sabe e permite, então obrigado e adeus! Mas ainda lhe dou o beneficio da dúvida, pois compreendo que seja difícil para um pai que está a dar a 2ª oportunidade a um filho, constatar que na realidade ele não passa mesmo de um cancro. Ainda acredito neste presidente, mas alguém tem de o chamar à razão e fazê-lo ver aquilo que provavelmente a sua condição de pai não permite.


Sérgio Conceição! O homem que trouxe de volta a mística ao nosso balneário. Ás bancadas do Dragão! O treinador que com o que outros não quiseram impediu os lampiões de estarem neste momento a caminho do sétimo título consecutivo. O homem que bateu o nosso recorde de pontos numa época. O treinador que conseguiu as 2 maiores pontuações nos últimos 10 anos.Isto numa época em que a corrupção e o tráfico de influências estão em níveis nunca antes vistos. Também a máquina de propaganda que é neste momento o nosso maior inimigo, virando tudo e todos contra tudo e todos no nosso clube, está a um ritmo impressionante. Para além da culpa própria, Sérgio Conceição é neste momento a maior vítima dessa máquina que destruiu o sporting e tenta agora repetir o tratamento com o FC Porto. Mas não é tudo responsabilidade da máquina de propaganda. Como referi Sérgio Conceição também tem culpa própria, ou não fosse ele humano! Errou fundamentalmente na gestão que fez do plantel durante a época passada. Sei que estava muito em jogo, mas manter como capitão de equipa um porco que cuspiu na direcção dos adeptos perante os seus protestos em Vila do Conde, terá sido uma demonstração de fraqueza perante o grupo. A importância dada à taça da liga poderá ter sido decisiva com o desgaste que provocou nos principais jogadores que poderiam e deveriam ter descansado nessa competição de treta. Mas a vida é feita de erros, pois é deles que resulta a nossa aprendizagem e consequente evolução. Acredito que o Sérgio tenha aprendido. Contínua a ser  o meu treinador, não com 100% de confiança, mas com 200%. Ama mais este clube que muitos que nasceram portistas. O que vi ontem na 2ª parte deixou-me a esperança de que com o trabalho necessário, temos jogadores para construir uma equipa capaz de vencer o campeonato. Com resultados e exibições convincentes. Que seja o ponto de partida para uma nova página de gloria na nossa história! Eu acredito!

Sem comentários: